quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Vênus

Deusa do amor e da beleza. Foi considerada pelos antigos romanos a mãe de Eros (Cupido), a personificação da paixão. A pomba e a rosa eram seus símbolos sagrados.

Afrodite, o nome grego da deusa do amor e da fecundidade cunhou palavras como "afrodisíaco", que denomina algo que restaura ou aumenta o apetite sexual, ou ainda "afrodita", título dado ao ser que se reproduz sem o ato externo de geração.

Vênus foi o nome dado ao segundo planeta a partir do Sol. Sua característica de planeta mais brilhante do firmamento valeu-lhe a associação dos povos antigos à exuberância mítica sem igual da deusa do amor.

Também por sua beleza lendária, Vênus é usada para designar uma mulher de grande formosura física ou atrativos sexuais.

Ainda as palavras "camisa-de-vênus", um sinônimo para preservativo sexual masculino, além de "monte de vênus", uma das partes anatômicas do sistema reprodutor feminino, são exemplos de como o nome da deusa do amor, até hoje, é associado simbolicamente a assuntos que envolvem sexo.

MATTIUZZI, Alexandre Augusto. Mitologia ao alcance de todos - Os deuses da Grécia e Roma antigas / Editora Nova Alexandria, São Paulo. 2000. (p.83-84)

Um comentário:

  1. Oi Mari!!! Parabéns pelo novo bloguinho e feliz dia dos professores! =D te amooo!!! bjo! Sucesso! Uhull!! =***

    ResponderExcluir